HOMEM É MORTO A TIROS E FAMILIARES ACUSAM A GUARDA MUNICIPAL DE RECIFE-PE


Caso aconteceu na noite de sábado. Guarda municipal de Itapissuma é o principal suspeito de matar o homem




Um homem foi morto a tiros na noite desse sábado (13) em Itapissuma, no Grande Recife. Até ai seria mais uma cena de violência que assombra a população pernambucana, não fosse por um detalhe: o principal suspeito do crime é um guarda municipal da cidade, que estava a serviço.


O caso aconteceu por volta das 19h no distrito de Mangabeira. O motivo do homicídio cometido pelo guarda municipal ainda não foi revelado pela polícia. A vítima foi identificada como Hélder dos Santos Silva, 32 anos. Ele morreu na frente do filho e da esposa.


Segundo as primeiras informações, Helder chamou a guarda municipal para reclamar da falta de iluminação de uma quadra na cidade, que estaria atraindo a criminalidade para o local.


De acordo com o delegado Sérgio Ricardo, do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), ao ouvir a reclamação o guarda municipal - que não teve o nome revelado - sacou um revólver calibre 38. Hélder tentou correr e foi baleado nas costas.


Logo após o crime, o guarda municipal fugiu do local. Ainda segundo o delegado Sérgio Ricardo, o suspeito possui 31 anos de profissão.



Vídeos que circulam nas redes sociais mostram a população revoltada com o crime, inclusive familiares da vítima denunciando a guarda municipal de Itapissuma como a autora dele.


Na manhã deste domingo (14), a comunidade fez um protesto por justiça na PE-35, entre os municípios de Igarassu e Itapissuma. A via foi fechada com galhos de árvores em chamas. A Polícia Militar acompanhou o ato.


Por nota, a Polícia Civil de Pernambuco (PCPE) informou que deu início às investigações do crime, que seguem até elucidação do caso.




GUARDA MUNICIPAL PODE USAR ARMA DE FOGO?



A morte acende a questão do uso de armas de fogo por guardas municipais. A Prefeitura de Itapissuma, entretanto, afirma em nota que não permite esse tipo de armamento em seu quadro, e que a arma utilizada no homicídio pertence ao próprio guarda municipal, não à prefeitura.



Confira a nota:


"Se consternando com a família enlutada, esclarecendo que a guarda municipal não tem autorização para usar arma de fogo, tem apenas autorização para uso de armas não letais; que a arma utilizada no ocorrido não é da prefeitura; que tudo que for de responsabilidade da administração municipal será feito, inclusive no auxílio aos órgãos competentes para apurar os fatos, que são a justiça criminal e a polícia civil, e que por fim irá usar o rigor da lei aos indicado(s) culpado(s), no tocante ao fato que entristeceu a todos".


A nota veio assinada pelo secretário de segurança da cidade, Carlos Araújo.



O prefeito de Itapissuma, José de Irmã Teca (PSD), também se manifestou sobre a ação do guarda municipal, que matou um rapaz na cidade na noite do último sábado.


"Acabamos de tomar ciência e receber imagens de um terrível ocorrido no bairro de Mangabeira, na noite deste sábado, envolvendo a guarda municipal, iremos com responsabilidade apurar todos os fatos, e todos os envolvidos serão punidos dentro da lei, no que for de responsabilização dos mesmos e da administração municipal. Fazemos e acreditamos numa gestão pacífica e de paz, e qualquer ato que fuja a isso será reprimido e penalizado, nada está acima da vida, a Secretaria de Segurança irá abrir procedimento administrativo e levar aos órgãos competentes dentro e fora da esfera municipal para que os fatos sejam apurados e os responsáveis punidos", disse, por nota.


Fonte: Ronda JC.ne10











Nenhum comentário:

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do Blog ou que contenham palavras ofensivas.

Atenção! Comentários relacionados a políticas, perfis com nomes de políticos ou nomes escrotos não serão aceitos.

Tecnologia do Blogger.