JOVEM É LINCHADO ATÉ A MORTE POR SUPOSTA BLASFÊMIA CONTRA O PROFETA MUHAMMAD

 

A falecida, identificada como Deborah Yakubu, foi acusada de fazer comentários pouco lisonjeiros sobre o profeta Muhammad no campus.




Google Tradutor 




 Alguns alunos do Shehu Shagari College of Education, Sokoto, na quinta-feira, lincharam uma aluna de nível 200 do Departamento de Educação Infantil, Deborah Emmanuel, por uma alegação de blasfêmia contra Muhammed, um profeta do Islã.


 O falecida foi apedrejada violentamente até a morte e depois incendiada pela multidão enfurecida, que são em sua maioria estudantes da faculdade.


 As autoridades da faculdade anunciaram imediatamente o fechamento da escola e ordenaram que os alunos deixassem o campus.


 O Governo do Estado de Sokoto também prometeu investigar o assunto e prometeu que os autores seriam levados à justiça.


 O governo disse que ordenou o fechamento imediato da instituição.




Suposta ofensa


 A falecida, cujos detalhes ainda eram incompletos no momento da apresentação deste relatório, foi vista em um vídeo que se tornou viral nas mídias sociais sendo violentamente atacada até que ela desmaiou e foi incendiada.


 Ela teria feito “comentários depreciativos” contra o profeta em uma plataforma do WhatsApp.


 Como isso aconteceu


 Uma aluna da faculdade identificada apenas pelo primeiro nome, Jamila, narrou ao PREMIUM TIMES como o incidente começou na quarta-feira.


 Ela disse que tudo começou quando alguém enviou uma mensagem de transmissão para um grupo de WhatsApp dos alunos, ao qual Deborah, a aluna assassinada, pertencia.


 “Foi esse tipo de mensagem que pedirá que você compartilhe com outros grupos se não quiser que o mal aconteça com você”, disse Jamila.


 Mas a já falecida Débora reclamou que tais mensagens não deveriam ser enviadas para um grupo de WhatsApp criado para o compartilhamento de informações importantes sobre provas e trabalhos.


 “Envie-nos informações importantes. Este grupo não foi criado para você enviar informações inúteis. Ele foi criado para você enviar perguntas passadas caso haja uma prova ou uma tarefa. Não é para você enviar informações inúteis. Qual profeta?”, a falecida Débora teria afirmado isso em uma nota de voz que compartilhou no grupo do WhatsApp.


Jamila disse que, embora mais tarde tenha apagado a nota de voz, outros membros do grupo a compartilharam entre seus amigos na escola. Isso acabou provocando tensão entre os alunos no campus.


 A PREMIUM TIMES soube que, quando os alunos tentaram assediar Deborah, os seguranças da escola vieram em seu socorro. Eles informaram a polícia quando a situação começou a ficar fora de controle.


 Mas um morador de Bado, a comunidade anfitriã da faculdade, Ibrahim, disse que a polícia não conseguiu resgatar Deborah porque a multidão continuava jogando pedras e objetos na polícia e no abrigo onde ela estava mantida.


 O abrigo, que originalmente era uma cela onde os seguranças da escola trancavam os ladrões pegos no campus, também foi incendiado pela multidão.


 Governo reage


 Falando na quinta-feira sobre o assunto, o comissário de informação, Isa Galadanchi, descreveu o incidente como lamentável.


 Ele disse que o governador do estado, Aminu Tambuwal, “orientou o Ministério do Ensino Superior e outras autoridades relevantes a iniciar investigações sobre as causas remotas e imediatas do incidente e relatar ao governo”.


 “Enquanto isso, o governador Aminu Waziri Tambuwal pediu ao povo do estado que permaneça calmo e mantenha a paz, pois o governo tomaria as medidas apropriadas sobre as conclusões das investigações da autoridade competente”.


 Kukah, Kadaria reagem


 Enquanto isso, o bispo da diocese de Sokoto, Matthew Kukah, condenou o assassinato e pediu às autoridades que investiguem a tragédia e garantam que os culpados sejam levados ao livro.


 Isso como muitos nigerianos também usaram as mídias sociais para condenar o desenvolvimento, descrevendo-o como bárbaro e sangrento.


 Uma renomada jornalista e proprietária da Radio Now em Lagos, Kadaria Ahmed, usou seu Twitter para desabafar sua raiva contra os autores do ato.


 Kukah, em um comunicado divulgado sobre o assunto na quinta-feira, observou a coexistência pacífica de muçulmanos e cristãos em Sokoto ao longo dos anos. Ele disse que a conduta da multidão foi um ato de criminalidade e que deve ser tratado como tal.


 A declaração do clérigo dizia em parte: “A única obrigação que tem para com sua família imediata, seus colegas e as autoridades escolares é a garantia de que aqueles que são culpados desse ato desumano, não importa sua motivação, sejam punidos de acordo com o leis da nossa terra.


 “Isso não tem nada a ver com religião. Os cristãos viveram pacificamente com seus vizinhos muçulmanos aqui em Sokoto ao longo dos anos. Este assunto deve ser tratado como um ato criminoso e a lei deve tomar sua causa.”


 Ele também pediu aos cristãos em Sokoto e na Nigéria que permaneçam calmos e “rezem pelo repouso da alma da Sra. Deborah; é a primeira obrigação que devemos a ela.”


 “Estamos nos tornando um povo sem Deus”


 A senhora Ahmed em seu tweet na quinta-feira disse que não é suficiente que as autoridades escolares simplesmente fechem a escola. Ela exigiu mais detalhes e justiça.


 Ela escreveu: “Acabei de ver um vídeo angustiante de uma multidão matando uma garota em uma faculdade de educação em Sokoto. O aviso abaixo fechando a escola não dá detalhes. Perdemos totalmente o nosso caminho (e) estamos de fato rapidamente nos tornando um povo sem Deus, apesar de fingir o contrário. Estou com raiva.














2 comentários:

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do Blog ou que contenham palavras ofensivas.

Atenção! Comentários relacionados a políticas, perfis com nomes de políticos ou nomes escrotos não serão aceitos.

Tecnologia do Blogger.