WAR RÚSSIA Vs UCRÂNIA

 


Os ataques da Rússia à Ucrânia, na madrugada desta quinta-feira (24), deixaram mortos, feridos e estimularam a fuga da população para outros países. Outros países da Europa e os Estados Unidos anunciaram mais sanções à Rússia e a tensão aumentou algo longo do dia no mundo todo.


Desde novembro do ano passado, a comunidade internacional debate as ameaças de invasão russa na Ucrânia em uma discussão que envolve herança histórica e cultural e lembra conflitos da época da Guerra Fria. Hoje, pontos não resolvidos foram usados como justificativa para o ataque militar.


O ponto central para o ataque seria o sentimento de "estar cercado" do presidente russo, Vladimir Putin, conforme explica Andrew Traumann, professor de Relações Internacionais da UniCuritiba e doutor em História, Cultura e Poder pela Universidade Federal do Paraná.


O problema, na visão de Putin, seria a expansão pelo oriente da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) —grupo criado em 1949, após a 2ª Guerra Mundial, para evitar o avanço da União Soviética ao ocidente.


Com capital em Moscou, a União Soviética foi um país que existiu entre 1922 e 1991. Foi criada após a Revolução Russa de 1917, quando Vladimir Lênin e o partido bolchevique derrubaram a monarquia russa e instalaram a URSS (União das Repúblicas Socialistas Soviéticas).


Na época da criação da Otan, a resposta dos soviéticos foi a criação do Pacto de Varsóvia, que funcionaria de forma semelhante ao grupo ocidental, com apoio mútuo entre os integrantes. Polônia, Alemanha Oriental e Bulgária foram alguns dos países que participaram. O Pacto de Varsóvia foi encerrado junto com a dissolução da União Soviética, no fim de 1991.


A Otan, que conta com os principais países do ocidente —como EUA, Reino Unido, Alemanha e França—, existe até hoje e filiou partidos orientais próximos da Rússia ao longo da última década. A Otan estava negociando a inserção da Ucrânia no grupo. Em dezembro do ano passado, o presidente russo, Vladimir Putin, já ameaçava um confronto caso as conversas não parassem.


"Putin vê suas ações como defensivas, pois a entrada da Ucrânia para um bloco abertamente hostil à Rússia como a Otan deixaria a Rússia encurralada geopoliticamente", afirma Traumann.


Diante dessa aproximação, o clima começou a esquentar no fim do ano passado, quando Rússia e Estados Unidos começaram a mobilizar tropas para as regiões de fronteira da Ucrânia e países do oriente. Os EUA enviaram também armamentos aos países aliados na Europa.


Putin ameaçava dar apoio a movimentos separatistas em cidades com fronteira com a Rússia — nesta semana, reconheceu a independência das regiões Lugansk e Donetsk, onde há maioria de etnia russa, o que elevou a tensão do embate.


Logo depois, Biden fez pronunciamentos dizendo que a Rússia atacaria a Ucrânia a qualquer momento. A previsão se confirmou ontem à noite, quando o presidente russo anunciou o que chamou de "operação militar especial". Diversas regiões ucranianas foram bombardeadas.


Durante o dia, hoje, em resposta, Biden anunciou bloqueios aos ativos de quatro instituições financeiras russas e redução no fluxo de mercadorias ao país. Tropas militares também serão enviadas para Europa.


O elo histórico


Para entender o ataque, também é preciso olhar para a história. O envolvimento da Rússia com a Ucrânia vem do século IX pois os dois países consideram ter um elo ancestral: a Rússia de Kiev, uma confederação de tribos eslavas do leste europeu. Kiev, hoje capital da Ucrânia, chegou a ser capital da Rússia.


Esse passado explica o argumento de "um só povo" usado pelo presidente da Rússia, Vladimir Putin, para questionar a autonomia da Ucrânia, de acordo com Andrew Traumann.


"A Ucrânia fez parte da Rússia durante a maior parte da sua existência, é um grande produtor de grãos e alimentos e abrigou a primeira capital russa, Kiev. Os laços são muito fortes. Os dois países têm uma relação muito longa e cultural", diz ele. Boa parte das cidades ucranianas têm o russo como idioma principal, por exemplo.


A Ucrânia seguiu sendo território russo a partir de 1917, data da Revolução Russa e instauração da URSS. A península da Crimeia, localizada logo abaixo da Ucrânia, também era território soviético. A área é ponto de conflito entre russos e ucranianos historicamente.


"Uma região de águas quentes para o escoamento da produção russa cujos mares de seu lado oriental passam boa parte do ano congelados", complementa Traumann, que é pesquisador do GEPOM (Grupo de Pesquisa e Estudos sobre o Oriente Médio).


No fim da União Soviética, os russos ficaram sem a Ucrânia e sem a Crimeia. A Ucrânia se declarou um país independente e a Crimeia virou uma república autônoma. Disputas pela presença militar e uso dos portos da península seguiram.


Internamente, a Ucrânia registra confrontos entre setores críticos à Rússia e ao presidente Putin, assim como conta com movimentos que defendem a integração com o país vizinho.


Em 2014, a tensão tomou novos rumos na Ucrânia. Manifestantes foram às ruas em Kiev e fizeram com que o então presidente ucraniano Viktor Yanukovych renunciasse, enquanto batalhavam por uma aproximação com países da União Europeia, e não mais com a Rússia.


Um governo interino assumiu o poder no país, foi reconhecido pelo governo dos Estados Unidos e novas eleições foram realizadas. As relações entre Rússia e ocidente são tensas na região da Ucrânia desde então.


Fonte: UOL Notícias 



SOLDADOS MORTOS

 

CICLISTA ATINGIDA DURANTE O BOMBARDEIO

 

TANQUE DE GUERRA ESMAGANDO VEÍCULO

 

ATAQUES AÉREOS















































SOLDADOS CAPTURADOS



















































88 comentários:

  1. Ainda bem tô seguro 100% na Alemanha kkk eles que lutem kkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim Peito de Aço 💪🏿 Alemanha entra em nada, pode fica sossegado 😂

      Excluir
    2. o que é teu ta guardado moleque kkkk tomara que cada comentário sem noção teu nesse site se converta em 1 ano a mais no inferno kkkkkkk

      Excluir
    3. Cala boca seu pé de chinelo vai cuida da tua cadela que tá te traindo comédia kkk

      Excluir
    4. kkkkkkkkkkkkkkkkkkk vc mora e na Bahia seu mentiroso de merda

      Excluir
    5. Bando de pé de chinelos sem noção kkk
      Trabalhar seus pé de chinelos, a minha na Europa tá ganha entrando Euro curtindo Europa, seus comédias lascado kkk

      Excluir
    6. Nego é tão esquisofrenico que responde a ele mesmo no próprio comentário kkkkkksfd, deixa de sonhar baiano, deve morar num barraco, dividindo quarto com mais 2 irmão kkkk pé de chinelo fudido

      Excluir
    7. Alemanha kkkkkk tu tá é no morro da catita comendo miojo vencido

      Excluir
    8. Alemanha kkkkkk tu tá é no morro da catita comendo miojo vencido

      Excluir
    9. Oloco, tá comento miojo vencido, KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK;
      Mais pobre que isso impossível, ou será que não ?! sua mentalidade é mais pobre ainda, ASHEUAHEUASEHUASEHSUAEHASUEHASUEHAUSEH, eu como sgt do 28 bil, tenho certeza que você tem uns 15 anos no máximo e quer pagar de intelectual ou querer ser alguém na internet, por trás da sua mãe e do seu pai que banca sua internet, casa, comida, roupa lavada, luz, água, no dia que você pagar alguma coisa você vai mudar essa mentalidade podre sua, seu pobre de mentalidade !

      Excluir
    10. O cara mora tanto na alemanha que o IP dele chega ser br.

      Excluir
    11. Tu mora na Bahia e deve ser eh um moleque antisocial gordalhaço q vive nesse site

      Excluir
  2. kkkkkkkkkkkkkk fodase a russia e a ucrania kakakak

    ResponderExcluir
  3. essa última foto aí dos soldados segurando a bandeira nazista provavelmente é uma foto ensaiada, feita pela Rússia pra espalhar desinformação mesmo. essa foi uma das justificativas que o Putinho usou pra invadir, então provavelmente são soldados russos se passando por soldados da Ucrânia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na verdade são paramilitares ucranianos do batalhão de Azov.

      Excluir
    2. Lógico que tem milícias neonazis na Ucrânia.

      Excluir
  4. Tomando meu vinho importado de 1.000 euro no hotel em Berlim com duas loiras gostosas saborosas, vendo essa notícias guerra de esconde esconde kkk ninguém merece kkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tá boy arrombado kkkkkk
      Porra nenhuma kk

      Excluir
    2. Guerra pra que né mano o véinho tá foda velho babaca esse putin tem que ser cavucado esse arrombado.kkkkkkk

      Excluir
    3. Arrombado e tua mãe seu pé de chinelo kkk

      Excluir
    4. Clbc mlk tu deve tá em cuiaba falando merdakkkkkk

      Excluir
    5. Cuida tua mulher Ta te dando chifre, e melhor tu faz kkk

      Excluir
    6. Tu é uma peste mané kkkk

      Excluir
    7. Releve, esse peito de aço deve ser um pré adolescente com baixa auto estima e sem vida social e comenta besteiras na internet pra preencher algum vazio

      Excluir
    8. Paulo seu pé de chinelo tenho certeza que minha vida tá melhor que atua 10 vezes, minha vida e de paz faço academia trabalho viajo faço monte de coisa, julga a pessoa sem sabe porra nenhuma trouxa! Kkk

      Excluir
    9. Te olha primeiro depois tu julga alguém kkk

      Excluir
    10. Vai caça bilola em outro canto troxa para que tá chato já Caraí toma vergonha na cara seu Lok lixo do caraio pé de chinelo é tu seu retardado acorda pá vida kkkk

      Excluir
  5. Foda se a Rússia e Ucrânia
    Tô de boa na paz kkk que se matem kkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. KKKKKKKKKK Bahia tem paz na onde ?

      Excluir
    2. Moro na Europa seu pé de chinelo kkk

      Excluir
    3. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk vc mora na Bahia seu lixo, tá Usando muito droga isso sim,

      Excluir
    4. Vc é servente de pedreiro do seu tio na Bahia

      Excluir
    5. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk Europa? Todo mundo aqui sabe que você mora na Bahia.

      Excluir
  6. Stalin tá muito orgulhoso no inferno vendo o putin massacrando outro pais

    ResponderExcluir
  7. É possível postar algum conteúdo da rebelião que aconteceu em Lemes de Brito (Salvador)?

    ResponderExcluir
  8. É possível postar algum conteúdo da rebelião que aconteceu em Lemes de Brito (Salvador)?

    ResponderExcluir
  9. Força Ucrânia. ✊🏻🇺🇦

    ResponderExcluir
  10. Aqui no Brasil tem uns que se acham os bom demais😁👎🏼 os🗣éééé pqd éėé pqd tem o bope rj com o uniforme camuflado querendo pegar uma guerra de verdade?!ou pUm 👌🏿💩poderiam enviar eles pra la!!!

    ResponderExcluir
  11. O negócio é que a russia tem bombas nucleares e sem essas bombas a russia não se agaranteria com essa marra maudade toda contra um país mais fraco militarmente!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Improvável a Rússia usar bomba com base radioativo de baixo dos próprios pés

      Excluir
    2. Unknown,dizem que o rato quando encurralado acaba atacando.e reportagens ja disseram que a bomba nuclear tem poder para destruir o planeta terra várias vezes!!!💣🌎😵😵😵😵😵😵😵😵😵😵😵😵😵😵
      👌🏿👹👍🏿

      Excluir
    3. Bomba de são joão É o meu mini 12cm p@**u🤲🦃na sua mão 😋😂

      Excluir
  12. Aqui no Brasil tem uns que se acham os bom demais😁👎🏼 os🗣éééé pqd éėé pqd tem o bope rj com o uniforme camuflado querendo pegar uma guerra de verdade?!ou pUm 👌🏿💩poderiam enviar eles pra la!!!

    ResponderExcluir
  13. KRAAALEEEEOOOO VEEAAADDOOOO QUE BAGULHO DOIDO MANÉ

    ResponderExcluir
  14. Vidas inocentes sendo jogadas no lixo por poder...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alek,POoo cara,tou aqui me remoendo por dentro! penso nas criancinhas tendo que fugir andar quilômetros até as fronteiras de algum país amigo pra se refugiarem tendo que largar o seu lar e etc...pra trás e por quem for gente boa por lá?!💔😔

      Excluir
    2. OS ESTADOS UNIDOS TAMBÉM NÃO VALEM NADA!!! NADA!!!NADA!!! DEIXARAM O POVO DO AFEGANISTÃO PARA TRÁS NA RUA DA AMARGURA NA MERDA MESMO NAS MALDITAS MÃOS DOS CARRASCOS talibãs!!!!
      *OBS!!! AS PEZZZOAS BOAS E Criancinhas 💔😔

      Excluir
    3. OS ESTADOS UNIDOS TAMBÉM NÃO VALEM NADA!!! NADA!!!NADA!!! DEIXARAM O POVO DO AFEGANISTÃO PARA TRÁS NA RUA DA AMARGURA NA MERDA MESMO NAS MALDITAS MÃOS DOS CARRASCOS talibãs!!!!
      *OBS!!! AS PEZZZOAS BOAS E Criancinhas 💔😔

      Excluir
    4. Triste dms, Perder tudo q cobseguiu por conta de uma briga entre países q n tem nd haver.

      Excluir
  15. Eu ADORARIA, ADORARIA E PRA TODO O SEMPRE ADORARIA SER UM COMANDOS e F.E.E🇧🇷 MAS TEM UMA COMPETIÇÃO QUE SE CHAMA FORÇA COMANDOS QUE É COMPETIÇÃO ENTRE FORÇAS ESPECIAIS DE PAÍSES PARTICIPANTES!!! O BRASIL TIROU VÁRIAS NOTAS RUINS INCLUSIVE MUITO ATRÁS DA COLÔMBIA QUE ESTAVA GANHANDO DIRETO! OS EUA TAMBÉM PARTICIPAM DESTA COMPETIÇÃO! MAS DIZEM QUE OS EUA NÃO ENVIAM OS REALMENTE MELHORES DELES PRA ESTA COMPETIÇÃO!? E O BRASIL TIROU EM PRIMEIRO LUGAR QUANDO O FORÇA COMANDOS FOI AQUI NO BRASIL!!!💣🇧🇷(👈👆👇👉)🕯💀🕯 INFANTARIA PARA-SAR🇧🇷💣💣💣💣💣💣⚰⚰⚰⚰⚰⚰⚰⚰⚰⚰

    ResponderExcluir
  16. Não entendi essa última foto, os cara da Ucrânia são nazistas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foto ensaiada pelos soldados russos para validar a invasão, alegando que o pais esta tomado de celulas neo nazistas e as mesmas estão armadas em milicias pelo pais

      Excluir
    2. Tbm queria saber , parece que eles tem uma ideologia neozanista

      Excluir
    3. Para de ser burro seu alienado mal informado , as fotos são do Batalhão de Azov pesquisa pra depois n falar merda

      Excluir
  17. Cenário bonito... tiro... pólvora ... cheiro de c# queimado no ar..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Toracio,"cuidado" para voçê não ferir o coração ferido e podre de 3 pezzoas🖤🖤🖤 derrepente vão lhe escrever pra vc aprender a escrever analfabeto,que vc é uma pessoa vazia,que sua mãe Derrepente não merece isso,cuidado pra não se suicidar pulando da ponte e até "mandarem" o site atrocidades💓 deletar o seu comentário 😂😂😂😂😂

      Excluir
    2. coitado de tu... mais fácil eu te conhecer pessoalmente e fazer vc se matar se tu enche minhas bolas de mais seu verme insignificante.. faz eu ir ai dar uM cuspe e uns tapa na tua cara não moleque..entendi nada que vc falo... vc é todo Random é sem nexo.. pq tu não pula do seu Apzinho ?ai sem pensar so termina de ler isso aqui e vai.. ou então manda seu endereço que vou ai te jogar dai do seu apzinho..

      Excluir
    3. Torracio,cuidado por que eu sou da Interpau.e sou o seu Tunga!Tunga é o meu p@**🐤 na tua BUNBA!😋

      Excluir
    4. Torracio, tu ta escrevendo PURA BOSTA da tua kbça!guerras NUNCA,NUNCA,NUNCA é um cenário bonito!!AINDA MAIS ASSASSINANDO, TRUCIDANDO E FAZENDO AS CRIANCINHAS SOFREREM !!!😞💔

      Excluir
  18. Obg pelos vídeos e fotos ! Obg amigo Vc é um amigo 🤝

    ResponderExcluir
  19. Cara guerra é errado, mas porra não tem como negar que esse bagulho é maior adrenalina do caralho, esse cenario apocaliptico que nem filme, explosão, luzes no ar, é um bagulho excitante não to dizendo que é certo, mas que da uma emoção dá...

    ResponderExcluir
  20. Triste demais isso crianças sendo morta soldados da Ucrânia lutando até o fim💔 cada ano que passa tá acontecendo algo mais ruim ainda, que descanse em paz esses soldados guerreiros e as vítima dessa maldita guerra😔

    ResponderExcluir
  21. Triste demais isso crianças sendo morta soldados da Ucrânia lutando até o fim💔 cada ano que passa tá acontecendo algo mais ruim ainda, que descanse em paz esses soldados guerreiros e as vítima dessa maldita guerra😔

    ResponderExcluir
  22. Essa puta desse Vladimir Putin ja estar no inferno

    ResponderExcluir
  23. Esses soltados mortos são da Rússia ou da Ucrânia?

    ResponderExcluir
  24. Todos esses homens que perderam suas vidas no compo de batalha tinham uma família, pessoas que se importavam com ele e pessoas com as quais eles se importavam mas por pura ganância de políticos sedentos por poder jovens que não se odeiam acabam por se matar em nome de um presidente que nem ao menos sabe seu nome.
    Agora eles são apenas números contados como baixas e oque resta de seus corpos estão apodrecendo sobre o sol de forma deplorável sem o mínimo de consideração.

    Nesse tempo de guerra sonhos são abruptamente terminados sem um final feliz.

    Dedico esse textão a todos os morto nessa guerra sem significado

    "A guerra, a guerra nunca muda"

    ResponderExcluir
  25. Quem se fode nisso tudo são os soldados e a população...

    ResponderExcluir
  26. Alguns vídeos são de games pessoal !!! 🤦🤦🤦
    Analisem bem antes de postar...

    ResponderExcluir
  27. Aqui no RJ temos o TANDERA e o DINHO, ELES Q SE ATREVAM!

    ResponderExcluir
  28. Ucranianos nazistas podem morrer todos.

    ResponderExcluir
  29. Triste demais, uma guerra 1x1 de igual pra igual já é ruim, mta gnt inocente sofrendo, uma guerra onde n tem nem como é só se defender e fugir, gnt inocente, crianças morrendo, um homem sendo esmagado por um tanque, mds parte meu coração. N entendo de geopolítica, mas isso aí é o extremo do extremo, até os russos tão fznd protesto pq n querem essa guerra. Gnt indo lutar nem todos mas alguns q só tão indo pq tem q ir, ucranianos n sabendo se vão sobreviver a cada segundo, é mt devastador. Como dizem: " Os que fazem a guerra n são os que vão lá lutar" Putin doente de merda, a família dele tá lá bem guardada enquanto a de muitos estão sofrendo e morrendo, incluindo a do seu próprio povo que vai sofrer as consequências com isso. Só quero ver como isso vai terminar e se ele vai pagar pelos crimes de guerra q tá cometendo.

    ResponderExcluir
  30. ver ucraniano se fuder é uma dlc

    ResponderExcluir
  31. A Rússia e igual um fazendeiro querendo comprar um terreno sem o dono querer vender eles vai la mata o dono,a Rússia e bomba e míssil o fazendeiro e bala

    ResponderExcluir
  32. pq n pegam pessado da logo uma queda de 99,99% no dinheiro russo e priba russia de usar dinheiro de outro paises e pronto quero comprar uma placa de video na loja russia por 1 real uma placa top q custa mais de 20mil reais

    ResponderExcluir

Comentários anônimos não serão aceitos.
Coloquem um nome antes de comentar.

Tecnologia do Blogger.