ATENTADO TERRORISTA EM AEROPORTO NO AFEGANISTÃO

 


Atentados matam ao menos 60 no aeroporto de Cabul; 12 mortos eram militares dos EUA


Dois atentados a bomba foram registrados na quinta-feira (26/8) nas proximidades do aeroporto de Cabul, que se tornou o local mais visível do drama dos afegãos e estrangeiros que tentam fugir do país após a volta do Talebã ao poder. Pelo menos 60 pessoas morreram — 12 delas eram militares americanos, segundo o Pentágono — e outras 140 ficaram feridas, disse um alto funcionário da área de saúde à BBC.


As explosões ocorreram ao lado do chamado Abbey Gate, espaço que era ocupado por tropas britânicas e americanas e que agora abriga pessoas tentando embarcar em voos para fora do país, e em um hotel ali perto. Esse hotel, chamado Baron, era usado por autoridades britânicas para cadastrar os afegãos que desejavam migrar ao Reino Unido. Há relatos também de disparos - embora não esteja claro se os tiros foram dados contra as multidões ou para o ar.


Em uma coletiva do Pentágono, o general americano Kenneth McKenzie disse que os os dois homens-bomba eram "combatentes do Estado Islâmico". "O ataque ao Abbey Gate foi seguido por vários homens armados que abriram fogo contra civis e forças militares", disse ele.


Questionado sobre como os autores do atentado no aeroporto conseguiram se aproximar das forças americanas, McKenzie disse que "claramente houve uma falha" das forças do Talebã nos postos de checagem das pessoas que vinham de fora do aeroporto. Ele disse que os Estados Unidos vão "tentar melhorar todas as medidas adotadas conforme avançamos".


'Uma menina morreu em minhas mãos'


Há alguns relatos angustiantes sobre o que aconteceu no aeroporto. "Corpos foram jogados em um canal próximo", disse Milad, que estava no local da primeira explosão, à agência de notícias AFP.


"Quando as pessoas ouviram a explosão, houve pânico total. O Talebã então começou a atirar para o ar para dispersar a multidão no portão", disse uma segunda testemunha. "Eu vi um homem correndo com um bebê ferido nas mãos."


Na confusão, a testemunha — que não foi identificada — disse que deixou cair os documentos que esperava usar para embarcar com sua esposa e três filhos. "Eu nunca mais vou querer ir (para o aeroporto)", disse a testemunha à AFP.


Um intérprete afegão que trabalhou com as forças americanas os atentados e descreveu à emissora CBS como tentou ajudou uma menina que acabou morrendo em seus braços.


"Muitas pessoas se machucaram e outras que estavam caídas no chão", disse ele. "Eu vi uma menina lá e fui até ela, peguei-a no colo e comecei a levá-la ao hospital, mas ela morreu nas minhas mãos", disse ele, estimando sua idade em cerca de cinco anos.


"Isso é de partir o coração. O que está acontecendo agora é de partir o coração, este país inteiro se desintegrou."


"Eu tentei", continuou o intérprete. "Eu fiz o meu melhor para ajudá-la."


Segundo testemunhas, uma das bombas explodiu perto de um canal de tratamento de água, onde afegãos aguardavam - e, com a força da explosão, corpos de vítimas foram lançados à água.




Talebã condenou ataques



Dados de inteligência já indicavam a possibilidade de ocorrer ataques suicidas de extremistas no aeroporto, por conta da visibilidade do local, enquanto países tentam evacuar o máximo possível de pessoas até o dia 31 de agosto, prazo determinado para a retirada total dos Estados Unidos do país asiático.


À BBC, o ministro das Forças Armadas britânicas James Heappey havia dito que a ameaça ao local era "grave" e poderia ser "iminente". Por conta disso, os Estados Unidos, a Austrália e outros países haviam advertido seus cidadãos para que não se aglomerassem no aeroporto.


Havia uma grande multidão no local, apesar dos avisos de ataque iminente, que foram ignorados por muitos afegãos desesperados para fugir do Talebã.


Analistas acreditam que o autor dos ataques seja o chamado Isis-K, filial do grupo autodenominado Estado Islâmico (EI) que atua no Afeganistão e no Paquistão — e rival do Talebã. É considerado o mais extremo e violento de todos os grupos militantes jihadistas no Afeganistão.Foi criado em janeiro de 2015 no auge do poder do EI no Iraque e na Síria, antes que seu autodeclarado califado fosse derrotado e desmantelado por uma coalizão liderada pelos Estados Unidos. O grupo recruta tanto afegãos quanto paquistaneses, especialmente membros desertores do Talebã afegão que não consideram sua própria organização radical o suficiente.


Um porta-voz do Talebã, por sua vez, condenou as explosões e afirmou que elas "ocorreram em uma área em que as tropas americanas eram responsáveis pela segurança". Suhail Shaheen, outro porta-voz do Taleban, disse que o grupo está "prestando muita atenção à segurança e proteção de seu povo" em outro comunicado tuitado.


O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, também condenou o "ataque terrorista que matou e feriu vários civis" em Cabul".


"Este incidente ressalta a volatilidade da situação no Afeganistão, mas também fortalece nossa determinação enquanto continuamos a fornecer assistência urgente em todo o país em apoio ao povo afegão", disse o porta-voz Stephane Dujarric a repórteres, acrescentando que "pelo que sabemos neste momento" não houve vítimas entre funcionários da ONU.


Atentados devem continuar


A escala de tensão no país deve continuar porque é pouco provável que este seja o último atentado, afirma Mike Jason, ex-comandante militar dos Estados Unidos que atuou no Afeganistão.


"Os alvos (como o aeroporto) são muito lucrativos e simbólicos" para militantes radicais que queiram dificultar a evacuação de pessoas, afirmou Jason.


"Eles (militantes) têm os recursos, têm o alcance e têm os alvos — as multidões de pessoas indefesas que estão desesperadas (para deixar o país)."


"A ameaça do EI é real, e esperamos que esses ataques continuem", disse o general McKenzie.


De fato, como confirmou o repórter da BBC News em Cabul, Secunder Kermani, o aeroporto tem atraído multidões apesar dos alertas prévios de perigo de atentado.


"As pessoas estão em tal estado de desespero que que não vão prestar atenção a esse tipo de informação (sobre riscos de atentados). Estão ouvindo todo tipo de rumores e só o que querem é deixar o país. Muitos acamparam durante dias em condições extremas (no aeroporto)."


As explosões que abalaram o aeroporto de Cabul ocorreram no mesmo dia em que vários países anunciaram que estavam interrompendo as evacuações devido à deterioração da situação de segurança.


No entanto, Estados Unidos, Reino Unido e França já anunciaram que prosseguirão com suas operações para retirar seus cidadãos do país.


Ao mesmo tempo, muitas pessoas tentam escapar do Afeganistão pela fronteira com o Paquistão.



FONTE: BBC



MOMENTO DAS DUAS EXPLOSÕES 









                 VÍTIMAS MORTAS E FERIDAS 
















56 comentários:

  1. Respostas
    1. é facil comentar essas merdas da casa dos pais, queria ver se fosse vc lá seu merda.

      Excluir
    2. maya hipócrita, no outro post falou que era pra ter matado o negro, agora vem com esse papinho de retardado mental ahh "para de ser malvado" ahehaeh

      Excluir
    3. Merda e vc seu pé de chinelo tã achando ruim leva pra sua casa que vários vai arromba tua mãe kkk

      Excluir
    4. Cala boca sua puta outro vídeo vc chamou o cara de preto isso é racista puta

      Excluir
    5. Moro na Europa seu pau no cu, cada um carregue sua cruz fecho lá!

      Excluir
    6. Cala a boca seu dono de do krl eu vou aí estuprar sua mãe kkkkk

      Excluir
    7. Cala boca seu verme, eu que vou arromba tua mãe e tua filha kkkk seu pé de chinelo kkk

      Excluir
    8. T. S T E G E N vou estuprar tua mãe e tua filha seu pé de chinelo kkk

      Excluir
    9. não me chama assim peito de aço, já fico molhada rsrs

      Excluir
    10. Coe cu de aço onde fica essa favela chamada europa?

      Excluir
    11. u cara umilhanu so porque mora na aurora triste

      Excluir
    12. Senhor Omar fica no rabo da tua mãe aquela piranha seu fala da puta kkk

      Excluir
    13. Intros Foda seu Zé buceta fala a verdade é uma coisa humilhar e outra coisa certo, e desfazer dos outros e outra coisa, a penas falo que moro na Europa nada de mais agora enfiar tua maldade ou teu pensamento pra cima do outro no teu rabo seu fresco

      Excluir
    14. Cada um seus problemas, tão com pena leva pra casa simples kkk eu tenho meu problemas foda se o resto simples, país de merda desse cheio de guerra só miserável eu vou mim preocupa tenho que fazer e trabalhar tenho conta pra pagar e ainda tenho fazer uma operação, sou correria, nem isso gosto ver gosto de ver a natureza a beleza Deus deu procura meu bem está fecho la!

      Excluir
    15. Eu já comentei que esse peito de cú só fala merda se esconde na rede sociais falando que e o bicho das mulheres kkk

      Excluir
    16. MARLEY vc é um merda sem moral nesse site seu pé de chinelo, chega onde eu cheguei seu Zé buceta kkk

      Excluir
    17. Mais uma criança mimadinha com seu iPhone ainnn sou terolistazinho não tenhuun sentimentos buu 😂 isso deve ta no quarto gigante no seu pc que papai deu comentando ódios meus papais 😂 deixem galera e so um adolescente os criança com os hormôniosinhos a mil, vai crescer mais tarde viu bebê

      Excluir
    18. Ae cu de aço sai da casa dos seus pais seu mama saco do krl, porra de europa

      Excluir
    19. Eai mano? Tu tá bem mentalmente? Já se perguntou se tudo isso que sai de você é normal? Busque ajuda irmão. Supla sua carência que tá feião. Se trate se não mais pra frente você não vai mais conseguir ser uma pessoa sadia e de bem. Abraços mano. Paz

      Excluir
  2. Respostas
    1. "eu possuo a capacidade de pronunciar o idioma desses cidadões"

      Excluir
    2. Desodorante rpllon mohamedlagheta aibalabala ailarbaibahr grobo

      Excluir
    3. Enfia esse pronome neutro no seu cu seu filho da puta!

      Excluir
  3. PEITO DE AÇO ME DA UM PASSA PORTE COM VOSSA MAJESTADE ❤🙏
    POSSO SER SEU ANIMAL DE ESTIMAÇÃO

    ResponderExcluir
  4. Uhulllll!!!! É NOIS, ALLAHU AKBAR🏴🏴🏴

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vai toma no cu seu arrombado, quero ver falar isso na minha frente, vou encher tua cara de tiro que vão usar ela pra peneirar areia.

      Excluir
    2. Quem fala demais não se garante na porrada, esse Boris deve ter medo até de barata...

      Excluir
  5. É o fim dos tempos msm
    A volta de Jesus está mais próxima que imaginamos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tô esperando jesus voltar desde 2012

      Excluir
    2. Chegou o cebolinha cético HEREGE!!!!!...Vai pra churrasqueira!

      Excluir
  6. Espero que na próxima façam um massacre com um fuzil, e que grave, é claro. Espero ansiosamente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, E espero que o massacre seja na casa dos teus pais seu puto kkkk

      Excluir
    2. Meus pais nem vivos estão, então vão exorcizar almas

      Excluir
  7. Boa. Quero ver o comentários dos Bolsominius agora falando que tem que liberar missel..
    O ideal mesmo era armar o cidadão de bem e não desarmar geral igual Lula

    ResponderExcluir
  8. Minha família é afegã eu nasci no Líbano, mas vim morar no Brasil com minha família com 4 anos, eu imagino a situação do povo que não consegue sair do Afeganistão pelas condições, é tão triste que Deus proteja eles...😢

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Triste msm, pior que eles so querem sair não querem fazer parte desse sistema ai e quase não tem escolha

      Excluir
  9. Se em menos de 1 anos já fizeram isso imagina futuramente quantas pessoas vão morrer

    ResponderExcluir
  10. Só a uma solução que ela lutem contra o talibã

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.